inovação

Cirurgia do Husm é a primeira transmitida ao vivo no Brasil


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Divulgação/Assessoria Husm

Na terça-feira, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) fez a primeira cirurgia de otorrinolaringologia transmitida ao vivo no Brasil. A ferramenta foi inaugurada em um procedimento de septoplastia e turbinoplastia, que promove a desobstrução das narinas. O objetivo é testar o streaming como ferramenta auxiliar no ensino da instituição.

Para acompanhar a transmissão, médicos e residentes se inscreveram previamente para que pudessem receber o endereço online do vídeo. Ao todo, a cirurgia foi acompanhada por mais de 200 médicos e residentes, de 9 países - Rússia, Venezuela, El Salvador, Peru, Paraguai, Equador, Portugal, Colômbia e Espanha.

Ministério da Saúde autoriza dose de reforço contra Covid para toda população adulta

O procedimento foi feito pelo médico e professor associado do departamento de cirurgia da UFSM Fabrício Scapini e por uma equipe de 8 pessoas, entre residentes e médico anestesiologista. Ele explica que a gravação se deu por uma microcâmera no endoscópio utilizado para realizar a cirurgia, e por uma webcam que registrava em ângulo aberto os movimentos dos braços do médico e dos residentes.

- A pandemia trouxe uma série de limitações por contato físico, e nos levou a desenvolver outras ferramentas. Para cirurgia, a tecnologia também possibilita que pessoas de suas casas consigam assistir a cirurgia em tempo real. Os participantes também podiam fazer perguntas através do aplicativo de texto para se comunicar com o cirurgião - relata o médico

A paciente, de 16 anos, teve boa recuperação e recebeu alta do Hospital Universitário nesta quarta-feira.

Agora, todos os que assistiram a transmissão receberão um formulário para avaliar a ferramenta como método auxiliar de Ensino em cirurgia endoscópica na UFSM. Para o próximo ano, a expectativa é de realizar um curso sobre cirurgia endoscópica otorrinolaringológica utilizando este formato de transmissão.

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura confirma mais um óbito decorrente da Covid em Santa Maria Anterior

Prefeitura confirma mais um óbito decorrente da Covid em Santa Maria

Próximo

Apesar da autorização, ainda não há previsão para dose reforço para todos os adultos

Saúde